BLOG

Quarto Infantil

Quartos Infantis

Mais do que um ambiente para descanso e sono, o quarto infantil deve ser um local inspirador e que estimule a criança a criar sua própria identidade, além de proporcionar sentimentos como: alegria, bem-estar, conforto e satisfação. Na concepção do projeto, o especialista deve saber a idade e algumas informações pessoais que os próprios pais e até mesmo a criança podem fornecer.
Inserir e estimular o seu filho a participar do projeto permite a personalização exata do ambiente, atendendo os desejos e necessidades da criança.

 

O Quarto Montessoriano

Maria Montessori, médica e educadora italiana, criou em 1907 o método educacional que estimula a iniciativa, autonomia e independência de forma segura e criativa na criança.
Um quarto infantil montessoriano é 100% projetado para crianças, embora seja uma delícia para nós, adultos, estarmos presentes nesse ambiente.
As dimensões dos móveis proporcionam liberdade de movimento e interação com outros objetos e brinquedos. Assim, todos os dias a criança se surpreende com novas descobertas e com a autoeducação. 

O colchão no chão, ou muito próximo do mesmo, traz uma maior segurança ao evitar quedas bruscas, e até estimula maior liberdade para a criança. 

Espaços para pintar estimulam o processo criativo e trazem autoconhecimento, para a criança se tornar um adulto seguro, confiante e equilibrado. 

Para estimular ainda mais o aprendizado e conhecimento da criança, é muito importante que todos os objetos e móveis estejam na altura correta. Essa medida impulsiona o processo de disciplina e conhecimento, sem a intromissão de um adulto.